Técnica de Costura Contemporânea com "L"
Entre as técnicas mais usadas para costurar os cadernos de um livro, uso principalmente duas.
Costura a Fio
Para aqueles livros mais antigos, para ser fiel ao método de costura original. Prefiro não aplicar esta técnica em livros com o papel muito fragilizado ou em livros muito grandes ou grossos. É muito invasiva, pois o fio penetra muito na dobra dos cadernos. É mais frágil, pois o fio desfiado colado à capa oferece poucos pontos de fixação ao papelão. Uso raramente esta técnica.
Costura com Cadarço
Ao invés de um fio costurado ao longo dos cadernos, usa-se uma tira de tecido de largura e espessura proporcional ao tamanho e peso do livro, o "Cadarço".
Para manter o cadarço na posição para ser costurado, uso uma ferramenta que chamo de "L", por razão óbvia. É apenas uma lâmina de latão dobrada, com os lados suavizados para não romper o fio da costura quando for retirado.
Apesar de ser uma técnica relativamente contemporânea, não vi nenhum outro encadernador usar desta técnica de costura abertamente. Sem dúvida é uma técnica quase comercial.
É boa técnica para qualquer tipo de livro. Grande ou pequeno, antigo ou novo.
Permite boa abertura do livro e mantém os cadernos unidos e bem apoiados nas capas.
1 - Três etapas da costura com o "L"
Materiais: agulha sem ponta (um arame de guarda-chuva!), fio,
3 - outro ângulo das três etapas de costura com uso de "L"
4 - Detalhe da costura simples cruzada.
É essencial marcar e serrar os pontos de costura.
5 - Detalhe do "L"
6 - Detalhe da costura com uso de freio.
Chamo de "freio" este fio preso entre o primeiro e o segundo caderno e que acompanha a costura, reforçando as extremidades.