23 de jul de 2009

Encadernando folhas soltas

Verificando a quantidade de buscas e procura de informações por e.mail sobre a encadernação de folhas soltas, na verdade uma BLOCAGEM, ofereço um método simples mas eficaz que pode ser adotado por qualquer pessoa sem utilizar nenhum equipamento ou material especial. Aliás, em minha atividade, além das ferramentas usuais, como régua, estilete, espátula, serra e pincel, uso apenas uma prensa pequena.
Adicione mais duas folhas em branco no começo e no fim das folhas que vai encadernar.
Bata as folhas pela cabeça (alto da folha) e pelo lado direito, até que essas áreas fiquem sem ressaltos, deixando as diferenças no pé (parte de baixo da folha) e no lado esquerdo. Acerte o conjunto com o lado de uma régua para que fique simétrico e reto.
Prenda as folhas entre duas tábuas ou dois papelões, prendendo com um peso ou livros pesados, deixando cerca de um centímetro do lado esquerdo para fora das tábuas. Ponha esse lado num local fácil para serrotar, como a borda de uma mesa.
Serrote as folhas usando uma serra para metal ou mesmo uma faca de pão, usando o seguinte padrão de corte: Dois cortes inclinados para o centro do livro ì / nas pontas, um corte central e mais dois cortes todos eqüidistantes e com o máximo de meio centímetro de profundidade.
. ì ↓ ↓ ↑ ↓ ↓ ↓ / .⁄⁄
Com as folhas ainda presas, amarre. Comece deixando uma ponta do fio no corte central, passe o fio pelo corte ao lado, depois pelo próximo e pelo da ponta, volte com o fio, repassando pelo corte ao lado, pelo próximo e passe direto por cima da ponta deixada no centro. Passe pelo corte ao lado, pelo seguinte e pelo da ponta, voltando com o fio pelos cortes e dessa vez acabando no corte central. Aí você tem a ponta inicial sob o fio que passou por ela e a ponta final. Amarre as duas pontas com o fio no meio.
Para garantir pode passar cola branca antes e depois de passar o fio e mesmo passar o fio mais de uma vez. O fio pode ser o de algodão tipo urso ou um barbante forte.
Ponha uma folha de guarda no começo e no fim do livro (é uma folha dupla) e cole a parte da dobra da folha dupla bem sobre os fios da amarração. Cole essa LOMBADA - o lado esquerdo do livro que você amarrou - com um pedaço de papel resistente, que pode ser o kraft fino usado em pacotes de papel e alguns envelopes, na medida da altura da lombada e de largura para passar uns cinco centímetros sobre as folhas de guarda.
Seu miolo do livro está pronto. Para a capa, pode usar chapas de papelão cobertos com papel colorido ou o usual vulcapel. Ou cobrir o miolo assim como está com tecido ou papel cartão. Use criatividade. Costumo dizer que o importante é a qualidade do miolo do livro e que a capa é só perfumaria.
Sem tempo para fotografar passo a passo do processo, espero que tenha conseguido me fazer compreeder.

Nenhum comentário: